04 NOV 2019
Vacine seu Gado contra febre aftosa de 01 a 30 de novembro

Vacine seu Gado contra febre aftosa de 01 a 30 de novembro. Faça a vacinação de forma correta e nas datas previstas. E não se esqueça de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

O que é a Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença que comumente atinge os animais e que raramente contagia o homem. Seu contágio se dá através de infecção por vírus, ocorrendo principalmente nos animais de patas fendidas como os suínos, gado bovino, ovelhas, cabras e cervos.

Principais características da doença

- Elevação súbita da temperatura corporal, surgimento de bolhas na boca e em áreas mais delicadas da pele, além de salivação excessiva.

- Inflamação dos tecidos moles da região inferior das patas, tornando o animal manco, podendo ainda, provocar danos na visão do animal afetado.

- O gado criado para fins de abatimento perde muito peso, as vacas e as cabras diminuem significativamente a produção de leite.

Consequências da Febre Aftosa

A febre aftosa mata rapidamente os animais de pequeno porte (filhotes e animais que ainda não atingiram a fase adulta) e provoca aborto nas fêmeas que estão prenhas. É uma doença que além de causar grande sofrimento aos animais afetados, tende a se alastrar muito rapidamente ocasionando surtos epidêmicos, e os países estabelecem barreiras comerciais a regiões que há casos de febre aftosa, causando prejuízos econômicos e sociais.

Como a doença é controlada

A vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da Aftosa. Se confirmada a doença, a principal forma de controle é o isolamento e sacrifício de animais doentes, e eliminação de fontes de infecção. Quanto mais rápido for detectado a doença, mais eficaz será a contenção e menores os prejuízos.

Quem cuida, vacina!