23 ABR 2020
Saúde: Nota Informativa

A Diretoria Municipal de Saúde, vem por esta nota informar, que conforme o comprometimento firmado com a população arealvense em manter transparência em relação aos prováveis casos suspeitos de Covid 19 no município de Arealva, informamos que nesta última quarta-feira (22/04) deu entrada na Santa casa de Arealva, uma paciente relatando alguns sintomas relacionados ao vírus, inclusive estava com dificuldade respiratória, que no caso é um dos principais sinais de alerta para uma investigação mais acentuada.

Seguindo todos os protocolos e normativas técnicas preconizadas, o caso foi rapidamente atendido, estando nossa equipe muito bem preparada para a atenção necessária com a paciente e tão importante quanto, todo cuidado com a prevenção que esse vírus exige.

Assim, foi colhida amostra de material para realização do exame, feito a notificação necessária e realizado a solicitação de  vaga para o Hospital de Referência - o Hospital Estadual, vaga essa que foi liberada rapidamente, sendo a paciente transferida para Bauru no mesmo dia.

Durante todo o período em que a paciente se manteve internada no Hospital Estadual, a equipe de saúde municipal esteve em contato frequente com a equipe do Hospital para saber sobre a evolução do quadro, e as notícias foram as melhores possíveis - a paciente evoluiu muito bem, inclusive teve alta.

Hoje (24/04) recebemos o resultado do exame, embora a paciente já tenha recebido alta, infelizmente  foi positivo para Covid 19, ou seja, realmente está com Coronavírus. Isso significa o primeiro caso confirmado em nossa cidade.

Avisamos a população que nossa equipe está em contato direto com a paciente e familiares, orientando sobre a necessidade do isolamento radical da mesma  e todos os cuidados com os familiares, monitorando a todos para quaisquer sintomas.

Agora mais do que nunca ressaltamos a importância do isolamento social para todos. E aos pacientes que apresentarem sintomas leves de  gripe, resfriado, o recomendado é permanecer em casa, só procurar atendimento em casos de febre muito alta e dificuldade respiratória.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e reforçamos que o único meio de se proteger contra esse mal é evitar aglomerações e tomar os cuidados necessários de higienização.

Insistimos... Fiquem em casa! Lavem as mãos com frequência! Façam uso de álcool gel! E em caso de extrema necessidade de circularem pela cidade, usem máscaras!

Diretoria Municipal de Saúde

Inscreva-se e receba informativos da Prefeitura em seu e-mail