18 ABR 2022
Hortas Escolares
No dia 24 de março, a Casa da Agricultura de Arealva/ CATI Regional Bauru em parceria com a Prefeitura de Arealva, através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente realizaram uma ação de Sensibilização com os professores da Rede Municipal de Ensino a respeito da importância do trabalho educativo com as Hortas Escolares .

Foi explanado o tema através de palestra interativa com o senhor Engenheiro Agrônomo Osmar Mosca Diniz - Extensionista Rural da CATI/SAA no auditório do Bosque Municipal Octávio Loge, onde as professoras puderam aprender sobre o tema e contar sobre suas experiências e opiniões com as hortas escolares. Além da capacitação realizada, o Professor Renato do Novotec da Escola Estadual “Inoc” do município de Arealva, ministrou uma palestra sobre hortas suspensas e o projeto pedagógico para inserir esse tipo de ação nas escolas.

Foi realizado uma prática de hortas na APAE, onde os alunos plantaram hortaliças e acompanharam seu crescimento,  podendo ter a experiência de colher e depois se alimentar com alimento saudável que eles mesmos plantaram.Nessa prática, os professores puderam notar a importância dos alunos terem o contato com a terra, com o plantio de alimentos e observar o desenvolvimento deles através de atos “simples”, mas que geram uma enorme satisfação em ver o sorriso no rosto de cada um que participou.

Neste dia também foi visitada a Escola Municipal José Abílio, onde a professora Silvana faz o trabalho de horta com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o pomar do prédio do Programa Conexão Jovem.

Essa sensibililização realizada pela Casa da Agricultura de Arealva / CATI - Regional Bauru em Parceria com a Prefeitura de Arealva e faz parte do Programa Regional + Sustentável e Projeto Guaraipo – CATI / SAA.
18/04/2022
Hortas Escolares