A Prefeitura de Arealva, por meio da Coordenadora Municipal de Saúde Bucal, e em parceria com o Programa do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), do Ministério da Saúde, realizou neste ano confeccionou e entregou aos munícipes, o total de 241 próteses dentárias. Dessas, 137 próteses totais e 104 parciais removíveis.
O LRPD, que faz parte do Brasil Sorridente, visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, além de reunir uma série de ações para a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Arealva tem uma agenda bucal organizada através de um diagnóstico situacional de risco bucal, que avalia risco de cárie, periodontal e de câncer bucal, atendendo gestantes, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, priorizando o atendimento dos grupos de risco”, frisa a Coordenadora Municipal de Saúde Bucal, Dra. Juliana Galzerano.
De acordo com a coordenadora o municípe interessado em prótese dentária deve procurar o atendimento odontológico na Unidade de Saúde da área que reside para passar por uma avaliação, realizar o tratamento bucal necessário e, posteriormente, ser encaminhado para o serviço de reabilitação oral.