No intuito de preparar os profissionais da saúde de Arealva para o correto acondicionamento dos Resíduos do Serviço de Saúde (RSS) ? também conhecido como lixo hospitalar -, a Prefeitura de Arealva, sob administração do prefeito Dr. Elson Banuth Barreto, realizou na última segunda, 29, uma palestra educativa, no Centro Cultural.
Conforme a palestrante Érica Braga, que é a coordenadora da Vigilância Sanitária de Arealva, o objetivo do encontro foi mostrar aos participantes os materiais que realmente devem ser inseridos nas sacolas próprias dos RSS. ?Muitos materiais que não devem ser acondicionados junto com os RSS foram encontrados nas sacolas?, diz Braga.
Para Dr. Elson os profissionais da saúde devem ficar atentos para acondicionar o lixo correto, pois a prefeitura, que contratou uma empresa especializada para dar fim correto a esse tipo de lixo, paga por cada quilo que é recolhido.
O serviço de recolhimento desses materiais é realizado uma vez por semana. As quartas, no período da manhã, o veículo da coleta passa pelos órgãos de saúde pública e privada para recolher os RSS, que são acomodados no cômodo que foi construído ao lado da Reciclagem Municipal. A cada quinze dias a empresa contratada retira todo o material armazenado e dá o correto fim, de maneira ecologicamente correta.
Conforme informações da Vigilância Sanitária, a empresa contratada recolheu, dias atrás, 135 quilos do material contaminado.
Â
Douglas Sato
Assessoria de Imprensa
MTb-41900