10 AGO 2021
Arealva realiza a XIII Conferência Municipal de Assistência Social

A Diretoria Municipal de Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizaram a "XIII Conferência Municipal de Assistência Social". O evento aconteceu, na ultima sexta-feira (06), na Câmara Municipal de Arealva, e abordou o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A Conferência foi desenvolvida em duas etapas, no dia 30 de julho foi realizada a “Pré Conferência”, encontro preparatório no qual os trabalhadores do SUAS do município elaboraram as propostas sobre os Eixos da Conferência, sendo estes: EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades. EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários. EIXO 4 – Gestão e acesso à segurança socioassistencial e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos so­cioassistenciais e proteção social. EIXO 5 – Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

Já no dia 06 de agosto aconteceu a “XIII Conferência Municipal de Assistência Social” que possibilitou que funcionários, usuários e munícipes pudessem discutir e propor temáticas importantes de assistência social, contribuindo para sua maior efetividade no município e ainda, propor temáticas que serão apresentadas na “XIII Conferência Estadual da Assistência Social” por meio de delegados eleitos no município, sendo a titular - a Sra. Alindssey Pâmela Azevedo dos Santos, e o suplente - o Sr. Paulo Vitor Boconcelo.

A Diretora de Desenvolvimento Social, Sra. Sheila Aparecida de Mattos, agradece a colaboração e empenho de todos os trabalhadores do SUAS para o sucesso da Conferência.