30 AGO 2023
CATI REALIZA 4ª ETAPA DO PROJETO “CONHECENDO O CAMPO” EM AREALVA
Texto escrito por Luana Boiani dos Santos - Agente de Apoio Agropecuário I – CA Arealva – SAA/CATI.

Criado por extensionistas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Bauru e da Casa da Agricultura de Arealva, o “Projeto Conhecendo o Campo” visa incentivar a valorização dos produtores e do meio rural, levando educadores e alunos para vivenciar e conhecer as atividades das principais cadeias produtivas do município, atestando a importância desse setor para o meio ambiente e toda população.

O Tema da quarta etapa do Projeto foi “Avicultura de Corte”, realizado pela CATI Regional Bauru, através da Casa da Agricultura de Arealva, e Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A atividade foi realizada no Sítio São Cristóvão, do Produtor rural Sineval de Andrade Jordão, no Bairro Soturninha.
Foi apresentado o histórico da propriedade e os alunos puderam conhecer a cadeia produtiva da Avicultura no município e sua importância para a economia local, no país e no mundo.

Foram tratados os principais assuntos ligados a atividade Avicultura para corte, desde a criação das aves, transporte, manejo e sanidade até a comercialização da carne de frango.
As crianças puderam observar a estrutura física de um galpão de aves e seu funcionamento, porém não puderam adentrar por questões sanitárias e tudo isso foi muito bem explicado pelos instrutores.

No final, todos ficaram bastante satisfeitos com o resultado da etapa e pode-se constatar mais uma vez o quanto se faz necessários projetos como este, importantíssimos para a valorização do produtor rural e também para corrigir muitos conceitos disseminados na mídia.

Contou-se com os importantes apoios da Prefeitura Municipal, responsável pelo transporte e fornecimento de lanche aos alunos e do comerciante Luís Antônio Policarpo que forneceu as cadeiras usadas no evento.

Estiveram presentes 140 participantes entre alunos e educadores, tendo como instrutores os Médicos Veterinários Luiz Gustavo Silva Oliveira, da Casa da Agricultura de Arealva e José Adriano B. M. Jorge da CATI Regional Bauru.

É muito importante salientar ainda, que esse Projeto agrega alguns dos eixos temáticos do Projeto Guaraipo de Educação Ambiental da CATI/SAA, pois além de abordar a valorização do produtor rural, também enfatiza a importância que o cuidado que o proprietário tem com o meio ambiente reflete diretamente na atividade produtiva da propriedade, na rentabilidade da produção e na comunidade.

Participaram desta fase:
Escolas municipais: João Leão, José Abílio, Abílio Salles e Manoel Limão - 5º anos.
Escola Estadual Prof. Sebastião Inoc Assumpção – 9º e 8º anos.

PROGRAMAÇÃO:

Local: SÍTIO SÃO JOSÉ - BAIRRO SOTURNINHA
Data: 23 e 24/10

ETAPA VII - PISCICULTURA
Local: PESQUEIRO PARK HOTEL PESQUEIRO BOIANI - SÍTIO SÃO FRANCISCO - BAIRRO SOTURNINHA
Data: 21 e 22/11
*As datas podem sofrer alterações por motivos de precipitações ficando inviável a realização das visitas a campo.

Equipe de trabalho:
• Casa da Agricultura de Arealva:
Alessandra Pagni Lenharo – Convênio SEDRUS/Prefeitura
Téc. Agr. Élcio Alves de Macedo – Convênio SEDRUS/Prefeitura
Méd. Vet. Luiz Gustavo Silva Oliveira – Convênio SEDRUS/Prefeitura
Márcia Regina Pavani – Convênio SEDRUS/Prefeitura
Luana M. M. Boiani dos Santos – CATI/SAA
Eng. Agr. Marco Aurélio Parolin Beraldo - CATI/SAA
Eng. Agr. Milaine Trabuco Labella – CATI/SAA
• Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva:
Eng. Amb. Letícia Boza Morais
• CATI Regional Bauru: