A Prefeitura de Arealva, através da Vigilância Epidemiológica e Controle de Endemias, órgão ligado a Diretoria de Saúde, dará início nesta quinta-feira (25) ao trabalho de nebulização nas residências da cidade, a fim de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.
A ação terá início pelo Jardim Vitória, logo pela manhã. “Depois do Jardim Vitória, nosso objetivo é nebulizar também o Jardim São Pedro nesta quinta. Pedimos a colaboração da população em mais essa ação de combate ao mosquito Aedes aegypti”, diz a Coordenadora Municipal de Controle de Endemias, Aparecida Scarparo.
A nebulização envolve a aplicação de inseticida para eliminar mosquitos adultos, por isso, é necessário deixar o veneno agir dentro dos imóveis, mantendo as portas e janelas abertas, pois uma das características do mosquito é ficar dentro das casas.
Segundo a coordenadora a nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática (ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada). Por esse motivo, trata-se de uma responsabilidade compartilhada e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação Aedes aegypti.