Na noite de ontem (12), através de uma iniciativa do prefeito Paulinho da Nina, aconteceu no Park Hotel Pesqueiro Boiani, o “1º Encontro de Prefeitos em Arealva”, que reuniu a deputada federal Renata Abreu (Podemos), o deputado estadual Ricardo Madalena (PL), prefeitos da região, vereadores, enfim, autoridades, gestores e empreendedores, totalizando a participação de 140 pessoas.
Além do anfitrião Paulinho da Nina, o encontro contou com a participação dos prefeitos Jerri de Souza Neiva (Itaju), Rafael Lima Fernandes (Agudos), Airton Luis Pegoraro (Bariri), Odemil Ortiz de Camargo (Cabrália Paulista), Marcos Rogério Frugeri (Guarantã), Aparecida de Fátima Pinheiro (Iacanga), Vladimir do Carmo Reggiani (Itápolis), André Paccola Sasso (Lençóis Paulista), Luiz Carlso Marques (Paulistânia), Rosalina Sônia dos Santos (Pirajuí), Jefferson Augusto Rodrigues Buava (Reginópolis), Robson Eduardo Forte (Uru) e José Ramiro Antunes do Prado (Itaí).
O objetivo do evento, que promete ser um marco regional, foi juntar as forças das lideranças para buscar, junto ao governo estadual, a construção de uma ponte turística sobre o Rio Tietê, de mais ou menos 580 metros de extensão, que ligará os municípios de Arealva e Itaju.
“Esta obra representa uma iniciativa de enorme impacto para a integração regional, a valorização turística e o desenvolvimento econômico, com benefícios que alcançarão diretamente mais de 70 municípios, uma vez que destravará a logística de escoamento da produção comercial, industrial e agrícola das cidades vizinhas, otimizando o transporte de bens e serviços e reduzindo custos operacionais para diversos setores econômicos”, explica o prefeito Paulinho da Nina.
“Outro aspecto relevante é a sua localização estratégica a apenas 37 km do aeroporto de Bauru/Arealva, uma importante infraestrutura que se encontra em plena expansão nas suas operações de voos comerciais e que poderá, no futuro, assumir ainda maior relevância logística para cargas. A sinergia entre a ponte e o aeroporto fortalecerá o transporte intermodal e conectará ainda mais o interior do estado às grandes metrópoles nacionais”, afirma.
O Chefe do Executivo arealvense ainda ressalta que a obra terá um grande impacto positivo para as atividades turísticas e culturais, diminuindo distâncias e custos, na qual alavancará a economia e o turismo da nossa região.
PROGRAMAÇÃO
O “1º Encontro de Prefeitos em Arealva” teve uma explicação técnica sobre a importância da construção da ponte, realizada pelo Médico-veterinário da CATI – Casa da Agricultura de Arealva, José Adriano Bandeira Moreira Jorge, além das palestras sobre “Desenvolvimento Econômico Regional através do Turismo”, ministrada por Luis Felipe Rodomonte e de “Turismo Náutico e seu Desenvolvimento: RT Caminhos do Tietê”, com o palestrante, professor Dr. Fernando de Figueiredo.
O evento finalizou com um jantar de confraternização.