Um importante vestígio do nosso passado indígena foi encontrado em Arealva!
Durante o processo de extração de areia no fundo do Rio Tietê, próximo ao bairro Marilândia, Valter Donizete Ribeiro Júnior localizou uma peça arqueológica de grande relevância histórica.
O artefato, uma lâmina de machado em pedra polida no formato semilunar, foi doado à Diretoria Municipal de Cultura, que agora integra o acervo histórico e cultural da cidade.
Segundo análise preliminar realizada pela arqueóloga Letícia Ribeiro, da Matis – Consultoria em Arqueologia, o objeto foi produzido por grupos horticultores do período pré-colonial e está associado a práticas cerimoniais de povos indígenas do tronco linguístico Macro-Jê.
Para o Diretor de Cultura, Gilson Carraro, trata-se de um marco para a memória local. “É um artefato de grande apelo estético e alto valor científico, pois está inserido em um restrito grupo de tipos de artefatos arqueológicos que pertenceram a famílias indígenas pouco comuns em nossa região”, frisa.
A peça está exposta na Diretoria de Cultura, localizada no Parque “Catarina Lenharo”, na Avenida Adelino Mendonça, s/nº.