Nesta quinta-feira (16), entre às 11h e 13h, o transporte escolar do município passou por uma fiscalização surpresa do Detran SP (Departamento de Trânsito). Com o apoio da Polícia Militar, os veículos escolares da Prefeitura e de terceirizados foram averiguados com o objetivo de resguardar a segurança dos alunos. No total, foram 9 micro-ônibus e 12 vans.
De acordo com setor responsável pela frota municipal, dos 9 veículos da Prefeitura fiscalizados, 6 foram autuados, totalizando 17 multas. Dos 12 veículos terceirizados fiscalizados, 10 foram autuados e 19 multas aplicadas.
Em relação as autuações dos veículos da Prefeitura, identificou-se a seguinte distribuição:
- 9 autuações relacionadas à documentação (Autorização de Transporte do Veículo ou aferição de tacógrafo);
- 6 autuações por questões de sinalização e equipamentos (placa com desgaste e câmera de ré inoperante);
- 1 autuação por passageiro sem uso do cinto de segurança;
- 1 autuação por pneu em condição irregular.
Dos veículos terceirizados, a distribuição foi:
- 8 autuações relacionadas a documentação (Autorização de Transporte do Veículo ou aferição de tacógrafo;
- 5 autuações por veículo sem câmera de ré;
- 2 autuações por condutores sem curso de transporte escolar;
- 2 autuações por veículos sem tacógrafos ou inoperantes;
- 1 autuação por veículo sem inspeção;
- 1 autuação por condutor com CNH tipo “C”.
“A Prefeitura, por meio do Departamento de Gestão da Frota, acompanhou todo o procedimento de fiscalização e entende que a ação é salutar para garantir a segurança e a qualidade do serviço prestado aos alunos. Informa, também, que as irregularidades serão sanadas dentro do prazo de 15 dias estabelecido pelo Detran”, frisa o Chefe da Frota Municipal, João Carlos Surita de Oliveira.
“Importante destacar que todos os condutores da Prefeitura fiscalizados estavam com o curso de transporte escolar em dia e que, na sua maioria, as autuações referem-se a questões de regulamentação e documentação, e não a problemas que comprometam a segurança dos alunos”, frisa o Chefe da Frota Municipal.
Com relação as irregularidades das empresas de transporte terceirizadas, todas serão notificadas pela Prefeitura, e também estão sujeitas ao prazo de 15 dias para correção, prazo estipulado pelo Detran.