História de Arealva

O surgimento do município de Arealva ocorreu em 1867, quando ainda se chamava Povoado de Soturna, com Antônio Manuel, João Cândido, Victor Belarmino Prestes, José Fernandes do Prado e Gasparino de Quadros. O nome do povoado está relacionado a sua proximidade do trecho do rio Tietê, onde havia uma ilha chamada Soturna. Nessa época, o povoado pertencia, ainda, ao município de Pederneiras, comarca de Jaú.

Em 1870, a família Prestes (Manuel e João Cândido), realizou uma doação de 10 alqueires de terras para o bispado de Botucatu para se constituir como patrimônio, sob a invocação de Santa Catarina, em 20 de Dezembro de 1911. Nesta data, foi criado o Distrito de Paz de Soturna, onde o primeiro escrivão foi o Sr. Pedro Pereira de Toledo e seu primeiro Juiz de Paz, Sr. Pedro Pereira Garcia de Almeida.

Em 24 de Dezembro de 1924, o Distrito de Soturna passou a pertencer a Iacanga, quando ocorreu sua municipalização. Logo depois, em 1927, o Distrito de Soturna e o município de Iacanga passaram à jurisdição do município de Pederneiras que acabara de se titularizar comarca.

Em 24 de Dezembro de 1948, finalmente foi assinada a Lei nº233, que levou o distrito de Soturna à categoria de município com o nome de Arealva. Esse nome originou-se da existência de "AREIA ALVA" (areia branca, clara) nas praias da ilha que deu o primeiro nome ao povoado.

Em 1 de Abril de 1949, tomou posse o primeiro Prefeito do município, o Sr. Job Garcia de Almeida, juntamente com a Câmara Legislativa composta de 13 vereadores.

imagem1_2 imagem1_1imagem1_3