18 FEV 2014
Rio Tietê: mau cheiro, proliferação de aguapés e mortandade de milhares de peixes
Peixes mortos boiando em tanque rede
Prefeito Paulo Padanosque pretende realizar uma reunião com representantes dos municípios banhados pelo Tietê e cobrar soluções dos órgãos competentes

É fato o problema que as cidades da região, banhadas pelo Rio Tietê, têm enfrentado. O mau cheiro exalado pelo rio e a grande concentração dos aguapés são constantes. Mesmo após certo tempo convivendo com isso, com as cobranças dos governos municipais, nenhum órgão competente sabe dizer a causa desse tormento, que prejudica o lazer e turismo, consequentemente, a economia local.

Esse problema no município de Arealva se agravou na manhã do último sábado. O piscicultor Pedro Aquilante perdeu parte de sua criação, contabilizando um prejuízo de cerca de R$ 50 mil. Ao menos 10 mil quilos de peixes, ou seja, 20 mil tilápias de mais ou menos 500 gramas foram encontradas mortas nos 13 tanques rede que possui no Rio Tietê, em sua propriedade no bairro Marilândia.

Maquinários e funcionários da Prefeitura, assim como o prefeito Paulo Padanosque Pereira, compareceram ao local e ajudaram Aquilante a retirar os cardumes dos rios e a enterrá-los.

Esse acontecimento foi a gota dágua para o prefeito de Arealva. Ele pretende realizar, nos próximos dias, uma reunião com os chefes dos Executivos das cidades banhadas pelo Rio Tietê, ONGs, piscicultores e pescadores, para discutir e cobrar ações dos órgãos competentes.

Não podemos deixar que isso continue acontecendo. O Tietê é nossa fonte de renda. Precisamos de agilidade dos órgãos envolvidos para descobrir, urgentemente, o que está acontecendo, desabafou Padanosque.

Retificação

Diferentemente do que foi noticiado pela imprensa, a Vigilância Sanitária de Arealva não recolheu amostras de peixes e água do rio. Foi a Cetesb que, na segunda, recolheu amostra da água.