11 FEV 2015
Prefeitura amplia a aquisição de materiais didáticos para a educação municipal

Apostilas são embasadas em três pilares fundamentais: cultura, ciência e cidadania

Os investimentos realizados pela Prefeitura na rede municipal de ensino estão sendo ampliados a cada ano. Desde o início da administração Paulo Padanosque Pereira, a Diretoria Municipal de Educação firmou uma parceria de sucesso com o Grupo Solução Educacional UNINTER, com o intuito de fornecer um pacote completo de soluções educacionais embasadas em três pilares fundamentais: cultura, ciência e cidadania. Neste sentido, foi implantado o uso de um material didático com qualidade reconhecida e premiada nacionalmente, além de toda capacitação que é ofertada aos professores.

Desde 2013, a Coleção Gira Mundo tem sido o material didático utilizado pela educação infantil do município. O projeto educativo da coleção aborda temas sociais, valoriza práticas de escrita, de desenho, do brincar, do cantar, de ouvir histórias, poesias e narrativas em diferentes contextos, respeitando as características da criança de dois a cinco anos de idade. Já os alunos do ensino fundamental (1º. ao 5º. Ano) utilizam as Coleções Get Smart, para a aprendizagem da Língua Inglesa, e Descobrindo a Arte, com estudos voltados para este componente curricular.

Em 2014 foi a vez dos bebês a partir dos 6 meses também serem contemplados.  Com o material Chocalho as crianças dessa faixa etária passaram a receber formação voltada para o cuidado e a educação nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social.

Neste ano, o investimento foi expandido ao 1º. e 2º. do ensino fundamental, com a coleção Um Mundo de Conhecimento, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos de 6 e 7 anos de idade.

Além disso, a grande expectativa de alunos, professores e famílias está no uso do Almanaque da Família, também do Grupo UNINTER, que será oferecido a todos os alunos da educação infantil até o 5º. ano do ensino fundamental. O uso deste material nasceu da necessidade da participação das famílias na vida escolar dos filhos e do desejo de que este acontecimento possa realmente se concretizar.

O Almanaque da Família aborda temas diversos como hábitos de estudo, bullying, cyberbullying e a segurança na internet, afetividade, alimentação e consumo, autoestima e a criança, sexualidade, prevenção às drogas, entre outros. Assuntos necessários para que a escola pense numa forma de trabalha-los junto às famílias, vislumbrando uma parceria essencial para o desenvolvimento das crianças.

“Sabemos que grande reclamação por parte dos docentes é a falta de presença dos pais na vida escolar dos filhos, porém, na maioria das vezes, esses encontros acontecem somente no momento das reuniões de pais, onde é tratado de assuntos referentes a notas e comportamentos, e a forma como são realizados esses encontros mais servem para afastar do que aproximar famílias e escola, pois são momentos regados a muita reclamação e pouca conversa, muita fala e pouca escuta”, salienta a psicopedagoga Geisiane Rizzato, orientadora local do material.

Por isso, o objetivo do Almanaque é realizar encontros mensais diferentes dos das reuniões de pais, fazendo com que sejam agradáveis e produtivos, momentos de trocas de experiências, dialogo, opiniões, orientações, parcerias, soluções conjuntas entre outros assuntos.

Diretoria Municipal de Educação