29 ABR 2015
Educação municipal realiza projeto de resgate e valorização da história de Arealva
Foto Noticia Principal Grande
Alunos do 1º. Ano da professora Fanfy Nicolielo, da EMEF “João Pereira de Souza Leão”, experimentando receitas com milho

Pesquisa foi realizada pelos alunos sobre o tema do projeto através de textos de vários gêneros, desenhos e fotos

Como é de conhecimento de todos neste ano de 2015 o município de Arealva está completando 66 anos de emancipação político-administrativa. Assim como nos anos anteriores sempre são realizadas comemorações próximas ao aniversário do município (1º. de abril).

Contudo, a Diretoria Municipal de Educação preocupou-se em realizar, além desses eventos, atividades educacionais capazes de estimular o estudo da história local, permitindo desenvolver nos alunos de toda a rede municipal o sentimento de pertencimento. Assim, foi desenvolvido o projeto “Arealva: nossa história, nossa cidade!”, no qual os alunos puderam resgatar a história do município, permitindo a eles que entendessem melhor a comunidade onde vivem, a valorizá-la e a se valorizarem, contribuindo assim para o seu próprio desenvolvimento, criando e resgatando suas raízes.

Com o intuito de conhecer e refletir sobre a história do município, sua cultura, cidadãos célebres, paisagens, valorizando a memória local, foram realizados ricos trabalhos sobre o tema do projeto através de textos de vários gêneros, desenhos e fotos. As etapas do projeto compreenderam a apresentação do município de Arealva às crianças a partir de sua história, de suas origens; o resgate da memória recente ou de tempos passados do cotidiano da cidade e dos bairros rurais; reflexões sobre a historicidade como processo que se renova a cada dia para que os alunos pudessem perceber-se como pessoas responsáveis pela construção e reconstrução histórica; atividades de estimulo a criação, a experimentação, a observação, a curiosidade e as descobertas por meio de gêneros textuais diversos, desenhos e fotografias.

A partir das atividades as crianças puderam conhecer e refletir sobre lugares, pessoas, objetos, costumes que tivessem importância histórica para o município, desenhos de paisagens urbanas e naturais do passado ou da atualidade, receitas de alimentos reconhecidos e apreciados no município, pesquisa da origem do nome de determinadas ruas da cidade, escrita de causos presentes na tradição oral, entrevistas com cidadãos arealvenses que realizaram feitos relevantes e escrita de poemas inspirados em Arealva.

“O trabalho realizado superou nossas expectativas. O envolvimento dos professores e alunos foi total, o que acabou proporcionando intensas trocas de experiências, valorizando os saberes da comunidade. Os trabalhos realizados farão parte de um Almanaque que será elaborado e distribuído aos munícipes”, conclui o Dirigente de Educação Gilson Carraro.

______________________________

Diretoria Municipal de Educação