13 MAI 2010
Reunião discute ações para projeto “Município Verde Azul”
Representantes arealvenses se reuniram ontem, às 15h, no gabinete do prefeito

Numa iniciativa da Coordenadoria Municipal da Agricultura, foi realizada na tarde de ontem, às 15h, no gabinete do prefeito, uma reunião com representantes municipais de todas as pastas, além da Sabesp e Polícia Militar, para discutir e apresentar propostas de ações necessárias para que Arealva receba o certificado de Município Verde Azul, oferecido pelo governo estadual.

Para conseguir o certificado é preciso conquistar nota acima de 80 em uma avaliação que varia de zero a cem. A recompensa do município ao obter o certificado é ter prioridade na captação de recursos do governo estadual, além de ser o melhor caminho rumo ao desenvolvimento sustentável, frisa o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto.

No encontro foi discutido as dez diretivas ambientais que abordam questões prioritárias a serem desenvolvidas no município e a delegação de funções para cada uma delas, ou seja, cada setor ficou responsável em desenvolver uma diretiva, como exemplo, a Diretoria da Educação que desenvolverá a educação ambiental com projetos pedagógicos que servirão como forma de conscientização. Alguns projetos já desenvolvemos e outros iremos implantar com a máxima urgência, afirma o diretor municipal da educação Antonio Arthur Fernandes.

Entre as diretivas estão: Esgoto tratado, Lixo mínimo, Mata ciliar, Arborização urbana, Educação ambiental, Habitação sustentável, Uso da água, Poluição do ar, Estrutura ambiental e Conselho do Meio Ambiente.

No caso do lixo, o prefeito diz que o executivo irá realizar uma campanha para conscientizar a população a separar os restos de podas dos entulhos. Temos que orientar os moradores a não misturar galhos com restos de construção civil, pois com o triturador de galhos, que adquirimos recentemente, daremos fim correto aos galhos e reaproveitaremos os entulhos inserindo-os nas estradas de terra, explica Dr. Elson.

Ainda afirma que será implantada a coleta seletiva. Iremos implantar a coleta seletiva, mas antes de tudo temos que investir numa campanha de conscientização para que as famílias separem o lixo reciclável dos orgânicos, frisa o prefeito.

Atualmente, todo o lixo coletado é levado para a Reciclagem Municipal. Lá é feito a separação dos orgânicos dos recicláveis. São mais ou menos dez tipos de recicláveis que são separados para serem comercializados, revela o fiscal de serviços João Justiniano.

No geral, cada setor ficou responsável por realizar as formulações necessárias para a busca do certificado. A próxima reunião de avaliação irá acontecer no mês de junho, em data a ser definida.

Projeto

O Município Verde Azul é um projeto do governo estadual, criado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que tem por objetivo a democratização e descentralização das questões ambientais, isto é, repartir com os municípios a responsabilidade de cuidar do meio ambiente.

A adesão dos municípios acontece de forma voluntária por parte da Prefeitura da cidade, a qual assina um Protocolo de Intenções que propõe as dez diretrizes relevantes para as questões ambientais na gestão municipal.

A avaliação dos municípios é feita por meio da equipe do Projeto (formada por técnicos da Secretária e da Cetesb) e os resultados são divulgados no fim de cada ano, em dezembro.

No ranking de 2008, Arealva ficou em 160º lugar, com 49 pontos.  Já em 2009 somou 61,52 pontos e ficou em 320º lugar, ou seja, no ano passado ficou bem atrás na posição geral do que 2008, mesmo somando mais pontos. Isso se deve a preocupação dos municípios com o meio ambiente e as vantagens que se obtém com o certificado.

MTb 41900