27 MAI 2010
Escola "Zé Abílio" realiza mostra sobre Copa do Mundo
Alunos estudaram continente africano e países que disputarão a competição antes da confecção dos trabalhos

Os alunos de 1ª a 4ª séries, da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) José Abílio Ferreira Prestes, realizaram nesta semana, do dia 24 a 26 de maio, uma exposição de trabalhos sobre a Copa do Mundo de 2010 que irá acontecer, dentro de alguns dias, na África do Sul.

No pátio da escola ainda estão expostos as bandeiras dos países que irão participar do evento esportivo, um mapa mundi com a localização das federações, a tabela da Copa e a figura do mascote.

Segundo a diretora da escola, Ângela Augusto, antes da confecção dos trabalhos da exposição, os alunos estudaram sobre o continente africano, sua história, costumes, cultura, discriminação racial, entre outros temas. A exposição foi o resultado dos trabalhos e estudo em sala de aula. Eles tiveram que estudar a fundo o continente africano para chegar a essa maravilhosa mostra sobre a Copa do Mundo, afirma Augusto. Além disso, estudaram um pouco sobre os 32 países que disputarão a Copa.

As alunas do 1º ano, Natália Rocha e Natália Alves, explicam que o mascote oficial do Mundial de 2010 é um leopardo (o mais veloz do continente africano) que se chama Zakumi, uma combinação de palavras em dialetos africano, como ZA, abreviação para África do Sul, mais kumi, forma escrita do número dez em alguns países do continente.

A diretora ressalta que a tabela da Copa ficará fixada no pátio até o fim da competição. Após cada rodada disputada, cada sala de aula ficará responsável em transmitir o resultado nessa tabela.

A Copa do Mundo começa no dia 11 de junho e termina em 11 de julho.