24 MAR 2011
Educadores de 14 municípios estão reunidos hoje em Arealva para participar de projeto de formação
Projeto Brincar, da Fundação Volkswagen, tem duração de um ano e contabiliza mais de 64 horas de formação presencial no município

Hoje o dia todo, professores e gestores da rede municipal de ensino de 14 municípios da região, contando Arealva, estarão reunidos  no Salão Paroquial, para dar início ao projeto Brincar, da Fundação Volkswagen.

O município será o anfitrião nesta formação durante um ano. Em reuniões mensais, receberá representantes das cidades de Agudos, Avaí, Balbinos, Cabrália Paulista, Iacanga, Lençóis Paulista, Pirajuí, Piratininga, Pongaí, Presidente Alves, Reginópolis, Ubirajara e Uru.

O curso, que contabiliza 64 horas de formação presencial, é resultado de uma parceria firmada com as prefeituras dessas localidades, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) -  uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos.

O Brincar é uma proposta de formação voltada para berçaristas, recreacionistas e professores da Educação Infantil, reconhecendo que o ato de brincar livre é um direito da criança, garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, o projeto trabalha com resgate cultural para oferecer e ampliar o repertório de brincadeiras, jogos e brinquedos da cultura brasileira e estimular a reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

Conforme o Diretor Muncipal da Educação, Antonio Arthur Fernandes,

o programa tem como princípio o reconhecimento de que brincar é um direito da criança e cumpre um papel decisivo no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. É através de brincadeiras, como as de roda, de rua, de salão, jogos e regras, simbólicos e de representação, que a criança aprende.

O êxito nas ações é consequência de um modelo simples de parceria, envolvendo o poder público local, por meio da Secretaria de Educação; a sociedade civil organizada, representada pelo Cenpec, difusora do conhecimento, e a Fundação Volkswagen, responsável pelo investimento social privado, afirma Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen. Acreditamos que os professores são capazes de oferecer educação de qualidade, por isso que investimos na formação deles.

No ano passado, Arealva também recebeu outro projeto da Fundação Volkswagen, o Entre na Roda, que ofereceu formação a mais de 50 educadores de 12 municípios, com projetos de leitura e escrita, beneficiando cerca de 1.100 estudantes.

_________________________

Assessor de Imprensa da PMA