05 MAI 2011
Conexão Jovem iniciou o semestre com nova proposta de trabalho
Para envolver cerca de 140 alunos, educadoras sociais desenvolvem mensalmente projetos socioeducativos

Não é novidade que há tempos o projeto social Conexão Jovem atende crianças e adolescentes, mas neste ano está executando uma nova proposta de trabalho, ou seja, os cerca de 140 alunos têm acesso a todas as atividades oferecidas, seja de educação social, artesanato, físicas, recreativas até informática, sempre pautados nos temas socioeducativos mensais.

Segundo a Diretora Municipal de Desenvolvimento Social, Fernanda Meneguetti, as educadoras sociais realizaram um planejamento anual, com a proposta de trabalhar durante o mês, temas socioeducativos, como por exemplo, drogas, convivência familiar, autoconhecimento, saúde, entre outros.

Em fevereiro foi trabalhado o tema Autoconhecimento e em março, Família (conceito, relação, comunicação e afetividade). Em abril foi abordado o assunto Saúde (física, mental e espiritual). Neste mês, no encerramento, as crianças apresentaram um teatro com personagens do Sitio do Picapau Amarelo, mencionando o Dia do Livro, com o tema Ler faz bem à saúde.

Já neste mês, estão desenvolvendo o tema Orientação Sexual. E, para encerrar o semestre, em junho será frisado Inclusão e Exclusão.

Gostaria de reforçar o empenho das educadoras que estão buscando atividades diversificadas, como rodas de conversas, socialização de informações, palestras, encenações de peças teatrais, passeios, debates e muitas outras, reforça a coordenadora do projeto Clarice Bom.

As aulas no Conexão Jovem são oferecidas de segunda à sexta, nos períodos da manhã e tarde, sendo que na sexta são atividades opcionais. Os alunos freqüentam o projeto em horários alternados ao da escola. Aqueles que estudam de manhã estão matriculados à tarde no projeto, e vice-versa.

No momento, os alunos também estão envolvidos num trabalho de educação ambiental, ou seja, estão fazendo uma grande escultura com garrafas pet sobre o tema Fraternidade e Vida no Planeta, da Campanha da Fraternidade 2011. Depois de pronta, a escultura ficará exposta na Praça da Matriz.

Para a confecção da escultura, as educadoras formularam uma gincana para arrecadar os recicláveis. Como incentivo, os alunos que conseguirem mais garrafas pets receberão prêmios.

Assessor de Imprensa

da Prefeitura de Arealva