01 JUN 2011
Prefeitura é parceira no projeto “Campo Limpo”
A ação tem a finalidade de orientar e informar os produtores sobre os procedimentos corretos para o descarte das embalagens de agrotóxicos

A Prefeitura de Arealva apoia e participa como parceira do projeto Campo Limpo Destinação de Embalagens Vazias de Agrotóxicos e Afins, que tem início neste mês de junho. A ação, desenvolvida pela Casa da Agricultura e CATI/Bauru (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), tem o objetivo de orientar e informar os procedimentos necessários e corretos para descarte de embalagens de agrotóxicos e outros produtos que necessitam de cuidados especiais.

Na agricultura atual, os agrotóxicos são insumos de fundamental importância no manejo de pragas, plantas daninhas e agentes causadores de doenças. Todavia, o uso inadequado de agrotóxicos e a destinação inadequada das embalagens podem provocar efeitos indesejáveis no meio ambiente e à saúde pública, frisa a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura de Arealva, Milaine Trabuco Labella.

Para mobilizar os produtores rurais para este projeto, ocorre no dia 6 de junho, próxima segunda, no Centro Cultural, às 19 horas, uma palestra para orientá-los sobre a importância da solicitação da nota fiscal e do receituário agronômico na aquisição de agrotóxicos e afins, procedimentos de transporte e armazenamento dos produtos, bem como os prazos para a devolução das embalagens vazias, os tipos de embalagens e os procedimentos de preparação para a destinação adequada, necessidade de apresentar a nota fiscal no momento da devolução das embalagens vazias e a solicitação do comprovante de devolução das mesmas. Também informar as penalidades decorrentes da não devolução das embalagens vazias dentro do prazo determinado pela legislação vigente e mobilizar os produtores rurais e parceiros para uma campanha de recolhimento das embalagens vazias.

Além da prefeitura, outros parceiros no projeto são: Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Escritório de Defesa Agropecuária de Bauru, INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Aribau (Associação da Revendas de Bauru), Agrosolo, Agromessias, Cimoagro, Nova Agroserv, Comercial Agropecuária Campo Verde (Arealva), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Associação de Produtores Rurais de Arealva (APRA).

Serviço: Outras Informações podem ser obtidas na Casa da Agricultura ou pelo telefone 3296-1322, com a engenheira agrônoma Milaine Trabuco Labella.