16 SET 2011
Prefeitura dá início à construção do Centro Comunitário
Investimento será na ordem de quase R$ 203 mil. Espaço oferecerá uma série de atividades de promoção social a todas as faixas etárias

A Prefeitura de Arealva, administrada pelo prefeito Dr. Elson Banuth Barreto, deu início no começo do mês de setembro, dia 5, a uma obra que terá um grande alcance social. Trata-se do Centro Comunitário Municipal, que está sendo construído no Núcleo Habitacional Oliveiro Leutwiller e atenderá também os moradores dos bairros Jardim Damascena, Nova Arealva e Maria Melhado.

O Centro Comunitário será um espaço que oferecerá uma série de atividades de promoção social às crianças, jovens, adultos e idosos, como a inclusão digital, realizações de palestras, cursos, oficinas, reuniões, apresentações de danças, teatros, músicas, exposições e outras atividades culturais e educacionais que incentivem a inclusão, a sociabilização, intergeracionalidade e interdisciplinaridade.

Será um local onde a população poderá coexistir, ou seja, trocar conhecimentos e experiências, com ampla assistência a todas faixas etárias, sem distinção de raça, cor, condição social, credo político, filosófico e religioso, desenvolvendo valores cívicos, morais, religiosos, humanitários e espirituais, explica o prefeito Dr. Elson.

O Centro Comunitário, localizado na rua Pedro Campesi, entre a Orlando Marchi e Osório Burque, está sendo construído num terreno que tem 904,8 m². A sua construção terá 238,57 m² e contará com um salão de festas, sala de informática, cozinha, sala de administração, sanitários masculino e feminino.

A utilização do Centro Comunitário será de maneira diversificada com a promoção de ações que levem a sociabilização dos usuários e de seu grupo familiar, numa perspectiva de educação para a vida, exercício da cidadania e processo de conscientização social, participativo e emancipatório, através de parcerias com as demais políticas públicas locais acolhendo o ser humano em sua diversidade contribuindo para a sua formação integral, respeitando e valorizando o potencial individual, coletivo e social, ressalta Dr. Elson.

O espaço estará disponível à população para comemorações e festas particulares, como festas de aniversários, comemoração de datas cívicas, de acordo com as normas que serão estabelecidas, adianta Dr. Elson.

Ao lado da construção, será inserido um parque infantil e para idosos, com conjuntos metálicos de escorregador, gangorra, balanço de corrente, prancha vai e vem, simulador de remo, bicicleta individual, simulador de cavalgada, estação multiuso, além de bancos de concreto.

A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Arealva e Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo. O investimento é na ordem de R$ 202.965,71. Desse montante, foi liberado R$ 171 mil pela Secretaria. O restante, R$ 31.965,71, foi complementado pelo Executivo em forma de contrapartida.