30 MAI 2012
Arealva participa do Dia do Desafio
Município encara a cidade gaúcha de Gaurama, que possui 5.862 habitantes

O município, com 7.842 habitantes, participa hoje (30) da campanha mundial para a prática de atividade física, o Dia do Desafio (Challenge Day), contra a cidade de Gaurama, do estado do Rio Grande do Sul, que possui 5.862 habitantes.

Pelo terceiro ano consecutivo Arealva encara uma cidade gaúcha. No ano passado disputou contra Camargo e, em 2010, contra Passa Sete.

O responsável em mobilizar estudantes e trabalhadores do município é a Prefeitura que, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer, percorre as escolas, empresas e instituições privadas para incentivar a prática de atividades físicas durante pelo menos 15 minutos.

No ano passado, Arealva contou com a participação de 30% da população (2.382 pessoas), mas perdeu para Camargo. A cidade gaúcha mobilizou cerca de 43% de sua população (1.121), uma vez que possui 2.591 habitantes.

A proposta do Dia do Desafio é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras, por 15 minutos, para fazer alguma atividade física. Ganha a cidade que mobilizar o maior percentual de pessoas em relação ao número de habitantes.

O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A idéia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em um número cada vez maior de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo SESC/SP em 1997.