27 OUT 2015
Saúde realizou a campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Arealva, por meio do setor de saúde, promoveu no dia 17 de outubro, nos três Postos da Saúde da Família (Centro, Job Garcia e distrito de Jacuba), uma programação especial em alusão ao mês de prevenção do câncer de mama, conhecido como ‘Outubro Rosa’.

Foram realizados exames de mamografia e papanicolau para conscientizar as mulheres sobre as boas práticas de saúde que contribuem para melhorar a qualidade de vida e podem prevenir doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero.

No PSF I (Job Garcia) foram realizados 53 exames de papanicolau e duas mamografias. No PSF II (Centro) 60 papanicolau e 41 mamografias. Em Jacuba, no PSF III, foram 49 papanicolau e duas mamografias.

“Informamos que a coleta de papanicolau pode ser realizada em todas as mulheres que já iniciaram a atividade sexual, de qualquer faixa etária, mulheres sem útero ou colo de útero, que não tem vida sexual ativa e menopausadas”, informa a Diretora Municipal de Saúde, Marilena Camargo.

De acordo com o setor de saúde é importante realizar a mamografia as mulheres entre 50 à 69 anos; aquelas que tem histórico familiar; ou queixa nas mamas (após auto-exame). “Nessas três situações é importante a mulher procurar o posto de saúde mais próximo”, frisa Camargo.

O Outubro Rosa é um movimento mundial criado na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama e, consequentemente, de incentivo à saúde da mulher. O nome é referente ao laço rosa que simboliza todo o trabalho de mobilização e a importância da prevenção e do tratamento da doença que, no Brasil, é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Arealva

MTb – 41.900