16 SET 2015
O México de Frida Kahlo invadiu as aulas da Educação Infantil

Desde que os pequenos da Educação Infantil do Município de Arealva voltaram das férias, o nome que mais se ouve entre eles é “Frida”. Não é por acaso. Esse é o tema do projeto que está sendo desenvolvido ao longo do 3º semestre em todas as escolas municipais.

Frida Kahlo é o nome da famosa pintora mexicana que encantou o mundo com seus quadros, que, na maioria das vezes, retratavam toda a sua dor. Mesmo sendo uma mulher à frente de seu tempo, Frida teve uma vida marcada por tragédias. Vítima de um terrível acidente de bonde, ficou imobilizada em uma cama. Durante este período começou a pintar, a pintar a si mesma e todo o seu sofrimento. Foi casada com Diego Rivera, outro grande artista plástico, o qual também lhe rendeu alguns descontentamentos.

Embora o tema pareça um pouco pesado para as crianças, o projeto pretende trabalhar a autoestima dos alunos, explorando o “diferente”, o “estranho”, como formas naturais e que, vistas de outra forma, também possuem a sua beleza. Frida amava a vida, a natureza, seu país. Ela própria vestia-se com exuberantes vestidos de estampas e cores fortes. A sobrancelha acentuada é sua marca registrada.

“Trabalhar Frida é só a chave para abrir o riquíssimo universo da cultura mexicana. As professoras estão desenvolvendo várias atividades, vivências, nas quais os alunos podem entrar em contato com esse mundo novo, ainda não explorado por eles. Há aspectos marcantes que são uma grande referência para nós, brasileiros. A iguarias apimentadas, as músicas tocadas pelos mariachis, os seriados, como Chaves e Zorro, e o Dia de Los Muertos (Finados), uma festa muito colorida e animada que se parece com o nosso Carnaval”, frisa o Dirigente Municipal de Educação, Gilson Carraro.

O prazer em trabalhar com o tema é tanto entre as professoras, que elas próprias entraram na brincadeira vestindo-se de Frida. “Estou adorando trabalhar com minhas crianças. Os resultados estão sendo muito bons. Elas estão adorando!”, vibra a professora Adriana Rita Furlanetto P. Gonçalves, da EMEI Dona Nina.

Para a Coordenadora Claudete Faria, o projeto só tem trazido alegrias. “Desde o inicio do ano estávamos ansiosos para trabalhar o tema Frida com as crianças. Ela foi um exemplo de mulher, de ser humano para todos nós. Força e coragem, é isso que queremos transmitir aos alunos. Aproveito para parabenizar as educadoras. Sem os ânimo delas não estaríamos colhendo estes bons resultados”.

Diretoria Municipal de Educação