18 AGO 2009
Sepulturas do Cemitério Municipal foram violadas
Criminosos arrombaram 29 túmulos para furtar crânios e mandíbulas dos cadáveres

Na madrugada do dia 15 de agosto, criminosos violaram 29 sepulturas do Cemitério Municipal de Arealva e furtaram crânios e mandíbulas dos cadáveres. A estimativa aponta que mais de 10 peças humanas foram levadas.

A ação foi percebida pelos coveiros e funcionários do cemitério que chegaram pela manhã para trabalhar.

Na segunda pela manhã (17), funcionários da Prefeitura de Arealva repararam os túmulos violados.

O prefeito Dr. Elson Banuth Barreto afirma que será estudado a possibilidade da inserção de um vigia noturno no local. Essa atitude não foi tomada anteriormente porque nunca houve registro de ocorrência do gênero no Cemitério Municipal, diz. Agora com esse crime, temos que tomar uma atitude de segurança, completa.

A Polícia Civil do município, que investiga o furto, ainda faz um levantamento de tudo que foi retirado, mas desconfia que o objetivo da ação foi o de levar somente crânios e mandíbulas, porque não teria sido retiradas peças de bronze dos túmulos e aparentemente nenhum objeto de valor, como joias e relógios.

No local, os policiais encontraram apenas uma camiseta jogada sobre um dos túmulos.

Conforme o delegado titular de Arealva, Mário Henrique de Oliveira Ramos, a polícia acredita que pelo menos três pessoas participaram da ação. Até o momento nenhuma testemunha ouvida presenciou o crime.

O laudo da Perícia Técnica deve ficar pronto em 15 dias e apontará corretamente a quantidade correta do que foi furtado.

O boletim de ocorrência foi registrado como violação de sepultura e vilipêndio (desrespeito) a cadáver. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado.

________________

Assessor de Imprensa da PMA