08 AGO 2023
VIGILÂNCIA REALIZA PALESTRA SOBRE LEISHMANIOSE AO GRUPO DA TERCEIRA IDADE
A Vigilância Epidemiológica e Controle de Endemias realizou na tarde de ontem (7) e realizará na tarde desta terça (8), palestras educativas sobre a Leishmaniose ao grupo da Terceira Idade de Arealva.

“Explicamos a causa da doença os cuidados com os quintais e com os animais e entregamos folhetos explicativos sobre a transmissão e proliferação da doença”, disse a Coordenadora do Controle de Endemias, Aparecida de Fátima Scarparo.

A ação, que ocorreu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Melhor Idade, foi conduzida pela Coordenadora Aparecida de Fátima Scarparo, e pelo Médico Veterinário do município, Luiz Gustavo de Oliveira.

LEISHMANIOSE
É uma doença infecciosa causada por protozoários, transmitida através da picada da fêmea do mosquito-palha, tutuquira e birigui. Pode acometer a espécie humana e outros animais, inclusive animais domésticos, como os cachorros. Na espécie humana, são conhecidos dois tipos de leishmaniose, a cutânea ou tegumentar e a visceral ou calazar.

A cutânea apresenta como principais sintomas erupções cutâneas, principalmente no nariz, boca e garganta. As lesões possuem a forma ovalada, a cor avermelhada, as bordas elevadas e delimitadas e, geralmente, indolores. É importante observar também que, cerca de duas semanas após a picada do mosquito, pode surgir no local uma elevação avermelhada, formando em seguida uma lesão com uma crosta ou secreção purulenta.

A visceral, dentre seus sintomas, podemos destacar febre irregular e de longa duração, aumento do fígado e baço, falta de apetite e perda de peso, anemia, fraqueza.