No dia de ontem (18), a Diretoria Municipal da Educação promoveu uma palestra sobre Fonoaudiologia Educacional, ministrada pela fonoaudióloga Débora Clemente, voltada aos educadores do Ensino Infantil e Fundamental e gestores da rede municipal, no Auditório da Casa da Educação e Cultura, anexo ao Centro de Lazer “Octávio Loge”.
A ação teve a finalidade de explicitar a importância da fonoaudiologia nas unidades escolares para o processo de aprendizagem dos alunos, tanto na linguagem escrita e oral, além da audição. “Auxilia na estimulação e prevenção de problemas na voz, comunicação oral, escrita e audição, estabelece orientações aos alunos, pais ou responsáveis e professores. Efetua suas atividades de forma preventiva, enquanto nas clínicas, hospitais e home care essa atuação é terapêutica”, explicou Clemente.
A profissional apresentou aos educadores um teste que deve ser feito nos estudantes, uma triagem para identificar o grau de desenvolvimento da linguagem e fala da criança, a fim de identificar alunos com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o teste é útil no tratamento do TDAH. “É possível identificar através de alterações de linguagem oral e escrita/leitura, fala, voz, deglutição, motricidade orofacial e audição e, assim, realizar possível intervenção”, frisou a fonoaudióloga.