Em parceria com o Programa do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), do Ministério da Saúde, a Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Arealva, por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde Bucal, confeccionou e entregou, ao longo de 2025, um total de 216 próteses dentárias à população. Do total, 128 são próteses totais e 88 próteses parciais removíveis.
Segundo a Coordenadora Municipal de Saúde Bucal, Dra. Juliana Galzerano, o município mantém uma agenda de atendimento odontológico organizada, baseada em um diagnóstico situacional de risco bucal. “São avaliados riscos de cárie, doenças periodontais e câncer bucal, com atendimento voltado a gestantes, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, priorizando os grupos de maior risco”, destacou.
Ainda de acordo com a coordenadora, os munícipes interessados em receber prótese dentária devem procurar o atendimento odontológico na Unidade de Saúde da área onde residem. Após a avaliação inicial e a realização dos tratamentos bucais necessários, o paciente é encaminhado ao serviço de reabilitação oral.
O Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) integra o programa Brasil Sorridente, iniciativa que tem como objetivo promover, prevenir e recuperar a saúde bucal da população brasileira, ampliando o acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).