O PSF “Amélio Tanganelli”, do Centro, realizou na tarde desta terça-feira (4), no auditório do Parque “Catarina Lenharo”, a entrega de kits para pacientes com diabetes, contendo fitas e lancetas para monitoramento da glicemia.
Durante o encontro, a equipe de enfermagem e os agentes comunitários de saúde também realizaram testes glicêmicos nos participantes.
Na ocasião, a fisioterapeuta Maryane Zanoni Jordão ministrou orientações sobre cuidados com o pé diabético, abordando temas como inspeção diária dos pés, hidratação da pele, uso de calçados adequados e controle da glicemia. Também foram ensinados exercícios e alongamentos para melhorar a marcha, a circulação e promover o bem-estar dos pacientes.
Procure um médico imediatamente em caso de:
• Feridas que não cicatrizam
• Pele escurecida ou preta (possível necrose)
• Feridas com secreção, pus ou mau cheiro
• Calosidades muito espessas ou com feridas por baixo
📅 Próximo encontro: 31/03/2026
⏰ Horário: 13h
📍 Local: Auditório do Parque Catarina Lenharo
A prevenção é a melhor forma de cuidar do pé diabético. Mantenha sempre o nível de açúcar no sangue sob controle e siga as orientações da equipe de saúde.