20 NOV 2009
Escola ‘José Abílio’ comemora Dia da Consciência Negra com apresentações
Instituição trabalhou o tema a semana toda com os 250 alunos

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) José Abílio Ferreira Prestes, localizada no bairro Job Garcia, realiza hoje (20), Dia da Consciência Negra, no período da manhã e tarde, diversas apresentações teatrais e de vídeo sobre questões que abordam a igualdade racial e a importância do negro para formação da história do país.

O tema, segundo a diretora da instituição Ângela Palmejani Augusto, foi trabalhado a semana toda nas onze salas de aula, que compreendem seis no período da manhã e cinco no da tarde. Cada sala vai apresentar, em forma de teatro, uma abordagem diferente sobre o tema Consciência Negra, afirma Augusto. As professoras trabalharam esse tema com os 250 alunos da escola, completa.

A primeira apresentação do dia foi realizada pela 1ª série do período da manhã. Os alunos transmitiram o exemplo do beija-flor, que não escolhe a flor pela aparência. E deixaram a seguinte mensagem: Seja como o beija-flor. Encontre em cada um a beleza interior.

Além do teatro, diversos trabalhos foram expostos nos murais da escola.

As atividades realizadas tem o objetivo de fazer as crianças refletirem sobre a importância da cultura afro na construção da cidadania brasileira, frisa Augusto.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

MTb-41900