14 JUL 2010
Município adquire patrulha rural agrícola
Prefeitura, através de um convênio, investiu cerca de R$ 254 mil

A Prefeitura de Arealva, preocupada em oferecer as melhores condições de trabalho aos produtores rurais do município, adquiriu na semana passado, no dia 8 de julho, através de um convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), uma patrulha rural agrícola composta por um trator 4x4 e dez implementos.

Essa é mais uma conquista que fomentará a produção agrícola no município. Além da economia, trará maior eficiência e agilidade nos trabalhos dos agricultores, afirma o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto.

A patrulha rural agrícola compreende um moderno trator 4x4, da marca New Holland, e mais dez implementos agrícolas, entre eles, duas roçadeiras (uma com largura de corte 3 metros e outra de 1,7 m), uma semeadora e adubadora (capacidade de 580 litros), uma grade niveladora (com 36 discos), um terraceador (com 16 discos - para fazer curvas de nível), um pulverizador de barras de 12 metros (capacidade para 600 litros), um arado subsolador com desarme automático das hastes (cinco hastes contando com disco de corte e rolo destorroador), um distribuidor de calcário e composto orgânico (capacidade de 2,3 m³ de carga), uma plaina traseira e um perfurador de solo.

O objetivo da patrulha é atender os produtores rurais, disponibilizando os maquinários para auxiliar no preparo do solo, plantio, recuperação de áreas degradadas, disciplinamento de águas pluviais e outros serviços rurais que estiver ao alcance, frisa Dr. Elson.

A compra dos maquinários, que foi feita através de licitação, ficou em R$ 254,3 mil. Desse montante, R$ 243.750,00 foi liberado pelo convênio com o MAPA e o restante, o total de R$ 10.550,00, a Prefeitura desembolsou em forma de contrapartida.

A patrulha agrícola do município ainda não está completa. Está em fase de licitação a aquisição de um micro trator com potência de 14 cv e mais implementos, como enxada rotativa e um kit encanteirador.