12 JUL 2017
Chegada do 6º Cruzeiro Hidrovia Tietê Paraná 2017” – ABVC Interior Sudeste

Domingo 09/07/2017 aportou 12 embarcações (barcos e veleiros) na Praia Municipal de Arealva “Prefeito José Ruiz” a Flotilha do 6º Cruzeiro Tietê- Paraná ABVC- Interior. Estiveram a bordo participando do Cruzeiro Jornalistas, escritores, colunistas, médicos, capitães, estrangeiros, esportistas e navegadores de todo Estado.

Na chegada da Flotilha o Padre Luiz Eduardo Monteiro Fontana, fez a benção a todos os presentes e embarcações.

Durante a passagem da Flotilha, o Prefeito Municipal Elson Banuth Barreto, a Coordenadora de Turismo Sandra Loge dos Santos Lira e o colaborador Joaquim de Lima (proprietário da Ilha da Fantasia) foram homenageados com a entrega da bandeira e medalha oficialmente por Paulo Fax (Presidente da ABVC, Membro da SOAMAR SP, Comodoro da Flotilha Tietê-Paraná e Organizador do 6º Cruzeiro Presidente do Conselho de Turismo da Hidrovia Tietê-Paraná), pelo promissor apoio ao evento.

Esteve presente nesse evento o Assessor do Prefeito Paulo Sérgio de Barros Prado, Vereadores, Diretores, coordenadores, representantes do COMTUR e população em geral.

À noite a flotilha participou de um jantar de confraternização envolvendo autoridades, colaboradores e convidados no rancho Ilha da Fantasia, onde o Comodoro Paulo Fax ministrou uma palestra, mostrando vídeos e falando sobre o objetivo do Cruzeiro, na qual em cada parada ou a cada 10 quilômetros é colhida a amostra da água para análise da qualidade da água, a fim de verificar o que precisa ser feito para melhoria e preservação do rio Tietê. Outro objetivo do Cruzeiro é incentivar o turismo fluvial regional e desenvolver movimento do turismo familiar embarcado.

ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro é uma entidade presente em todo território Nacional e tem a participação de navegadores de todo país.

O Cruzeiro é parte de um trabalho realizado desde 2008, mapeando, conveniando e oficializando todos os pontos de apoio da Hidrovia Tietê- Paraná, para a criação de um circuito Turístico Fluvial Sustentável, sendo uma oportunidade dada aos velejadores para explorar de forma segura e orientada, a Hidrovia e seus afluentes.

São 14 dias de navegação (06/07 a 19/07) na qual percorrerão 500 km pelo rio Tietê. O ponto de partido  do Cruzeiro foi no  município São Manuel e o destino a Adolfo, retornando a Barra Bonita.

A flotilha tem em seu roteiro 11 zarpe nos municípios de: Barra Bonita, Itapuí, Bariri, Arealva, Iacanga, Pongaí, Ibitinga, Pongaí.

Na manhã de 10/07 ( segunda-feira) ,ocorreu a visitação de alguns moradores de Arealva, onde estes foram convidados  a  passear até o município de Iacanga ,pois seria o próximo zarpe  dos veleiros.

Chegada do 6º Cruzeiro Hidrovia Tietê Paraná 2017” – ABVC Interior