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Notícias
OUT
02
02 OUT 2025
SAÚDE
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PROCON-SP ESTÁ RECEBENDO DENÚNCIAS SOBRE BEBIDAS SUSPEITAS DE ADULTERAÇÃO
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Atenção! Se suspeita de ter ingerido bebidas adulteradas ou de estabelecimentos que está vendendo de forma irregular, você pode procurar o Procon-SP de Arealva e fazer uma denúncia. A unidade no município fica no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Colombo Roversi, 120 – Jardim Maria Melhado, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os telefones para contato são (14) 3296-1476 ou 3296-1105.
 
CANAL DE DENÚNCIA ON-LINE
O Procon-SP criou um atalho em seu site para receber denúncias. Os consumidores que identificarem situações de bebidas suspeitas de adulteração, seja na compra em mercados ou ao consumir no local, também podem acessar o site www.procon.sp.gov.br e utilizar um atalho para formalizar uma denúncia. IMPORTANTE DESTACAR QUE O CONSUMIDOR PODERÁ INDICAR QUE NÃO QUER SER IDENTIFICADO AO FORMALIZAR A SUSPEITA.
 
ORIENTAÇÕES
Principais orientações para os consumidores ao comprar bebidas (e não apenas quando consumir em bares, restaurantes e similares)

1)      Procure estabelecimentos conhecidos ou dos quais tenha referência;

2)      Desconfie de preços muito baixos – no mínimo podem indicar alguma falha como sonegação e adulteração, por exemplo;

3)      Observe a apresentação das embalagens e o aspecto do produto: lacre ou tampa tortos ou “diferentes”, rótulo desalinhado ou desgastado, erros de ortografia ou logos com “variações”, ausência de informações como CNPJ, endereço do fabricante ou distribuidor, número do lote, e outra imperfeição perceptível.

4)      Ao notar alguma diferença, não fazer testes caseiros como cheirar, provar ou tentar queimar a bebida. Essas práticas não são seguras nem conclusivas.

5)      Mais importante: fique atento a sintomas pós-consumo: visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência, isso pode indicar intoxicação por metanol ou por bebida adulterada.

6)      Busque atendimento médico imediato: se houver qualquer sintoma suspeito, o consumidor deve procurar urgência médica sem demora.

7)      Comunique as autoridades competentes: Disque-Intoxicação (0800 722 6001, da Anvisa) para orientação clínica/tóxica; Vigilância Sanitária local (municipal ou estadual); Polícia (civil); Procon (órgão de defesa do consumidor); quando aplicável, outros órgãos relacionados (Ministério da Agricultura, etc.).

8)      Exija sempre a nota fiscal ou comprovação de origem: documento precisa ter todas as informações de identificação do fornecedor e da compra, isso ajuda na rastreabilidade do produto e é uma garantia para o consumidor em eventual reclamação.