25 JUL 2019
Dica importante: Troque seu óleo de cozinha usado, por óleo novo!

A Prefeitura Municipal de Arealva, por meio da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, firmou parceria com a empresa “Petroecol Reciclagem de Óleo Vegetal, Gordura e Similares”, empresa nacional especializada na coleta e destino final de resíduos de óleo de fritura vegetal/animal e derivados. E, agora você pode trocar 4 litros de óleo de cozinha usado, por 1 garrafa 900 ml de óleo novo. Saiba Como:

• 1° PASSO

Esfriar o óleo após a utilização.

• 2° PASSO

Coar e armazenar em garrafa pet.

• 3° PASSO

Levar ao ponto de troca – Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, sito no CAC, Rua Colombo Roversi, 120, Bairro Maria Melhado – Arealva/SP. Telefone (14) 3296-1105.

"Bom para você, bom para o Meio Ambiente!"

Curiosidades:

Você sabia que 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água?

Isso acontece porque as substâncias do óleo não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d' água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira.

Ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá "infarto" do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos.

Os custos do tratamento de água também aumentam e a solução está na consciência e reciclagem do óleo.

*Texto retirado do Site da Sabesp.